Admirável Mundo Novo - Brave New World

 Olha eu fazendo a minha primeira resenha que por sinal é um dos meus livros preferidos. Admirável Mundo Novo ( Brave New World ...




 Olha eu fazendo a minha primeira resenha que por sinal é um dos meus livros preferidos.
Admirável Mundo Novo ( Brave New World ) publicado pela Editora Globo em uma série chamada Biblioteca Azul



Achei a capa muito bonita (amei a combinação laranja e roxa que  eles escolheram), as páginas são amareladas , a margem, o espaçamento e a fonte são ótimos.
E o cheiro de livro novo é um prazer pessoal .



Aldous Huxley é um mestre da ficção. Prende o leitor na sua forma de escrever que é simples e sofisticada ao mesmo tempo. Mas o que mais chama a atenção na obra é o brilhantismo de sua concepção de um futuro que, se refletirmos, hoje já não parece tão distante.Em seu admirável Mundo Novo, antes pós Henry Ford, a sociedade é divida em classes. Trabalhadores braçais, cientistas, etc, que são dividos desde o nascimento. Ao nascerem as crianças já são educadas através da hipnopédia. Ao crescerem, se encontram alguma dificuldade no mundo real se trancam atrás das suas telas .... e de sua Soma, substância capaz de produzir a felicidade.
Huxley criou um mundo sem precedentes, onde toda a estrutura de governo e sociedade é refém da tecnologia. O pensamento crítco é desestimulado. A argumentação também. A sociedade nasce, cresce e se desenvolve de acordo com o planejado. A sexualidade neste mundo futurista é altamente vulgarizada. E é nesta situação que temos o surgimento de um personagem marcante. ... Ao questionar seu sentimento por uma mulher, um sentimento maior que o desejo carnal, .... começa a se perguntar o sentido de toda a estrutura social, sobre a divisão da sociedade em classes, sobre o uso da some e dos filmes para a fuga da realidade, sobre os trabalhos e como eles ajudam a melhorar a vida e cotidiano das pessoas.
Ao pensar de maneira crítica... busca refúgio em montanhas isoladas da correria do seu mundo. Então descobre uma sociedade que vive de forma isolada, sem o conhecimento da tecnologia, que se relaciona de maneira, digamos, tradicional. Encontra o personagem mais fantástico de toda a literatura. John. John Selvagem, criado por uma mãe diferente, tratado de uma maneira incomum pelo restante de sua tribo, criado e educado com Shakespeare, o Selvagem vai fazer diversos questionamentos, desde o modo como os "civilizados" se relacionam, até o seu mundo agitado e sem sentido.
Selvagem, ao citar Shakespeare, traz uma profundidade incrível para sentimentos e para relacionamentos totalmente desprovido de humanidade, em que essa nova humanidade, desse admirável mundo novo, vive.
Vale ressaltar que o personagem principal até o primeiro terço do livro é.... Porém com a aparição do Selvagem, ele é totalmente esquecido. Seria uma pena, se o personagem, os seus conflitos e dramas do Selvagem, novo protagonista, não fosse tão interessante.
Durante a leitura do livro, três cenas marcam e nos faz refletir sobre o comportamento humano.
A primeira cena, entre o presidente e o .... Nos faz perceber sobre as diversas facetas do poder. Sobre como a informação ela pode ser alterada a bel prazer para conseguir direcionar e guiar uma sociedade. Essas perspectivas nos são apresentadas de maneira bem sutil.
A segunda cena, a incrível cena em que a personagem ... se oferece para o Selvagem, crendo que ele fosse criado com a mesma desvalorização do sexo e amor, como os outros homens de sua sociedade. Ao recusar o seu "amor" citando Shakespeare, Selvagem dá uma dramaticidade para a cena espetacular. Apenas lendo a obra o leitor é capaz de entender a sensibilidade de Huxley ao escrever essa cena.
A terceira, porém não menos importante, seria a cena final, onde um selvagem exaurido com as barbáries de um mundo "civilizado" se isola de toda a sociedade. Considerado uma atração por toda a comunidade, Selvagem percebe que só existe um meio para que o sistema não o vença. E o único meio é um ato de coragem, rebeldia e ao mesmo tempo, covarde (ato coragem - covarde). Huxley se superou ao escrever este ato final.
Admirável Mundo Novo crítica de forma mordaz o rumo da nova sociedade tão dependente da tecnologia. Esnoba o fato como as novas tecnologias influencia na criação dos atuais bebês. E faz uma crítica feroz ao relacionamento humano desprovido de amor e sentimento que a atual sociedade leva. Por último também crítica a nova sociedade, dominada e controlada por remédios que é capaz de induzir e produzir felicidade.
É devido à todos os itens citados, que Huxley, com o seu admirável Mundo Novo, nos fez ter uma eterna admiração por nosso mundo e nossos escritores.


 E ai alguém já leu esse livro ?? Gostaram ??

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images